O Caminho da Digestão.

Na boca ocorre a mastigação, trituração dos alimentos pelos dentes, mistura e formação do bolo alimentar pela língua (digestão mecânica). A secreção da saliva, rica em amilase, tem a função de lubrificar o alimento para facilitar sua deglutição (engolir) e inicia a digestão química do amido por ação enzimática da amilase salivar (ptialina).
A partir da boca, impulsionado pela língua (deglutição), o alimento desloca-se para a faringe e a seguir para o esôfago, que possui paredes musculares e de cujas as contrações resultam os movimentos peristálticos, que movimentam os alimentos para o estomago. O alimento atinge o estômago por meio da válvula cárdia, que impede seu refluxo para o esôfago durante as contrações estomacais. No estômago, o bolo alimentar é misturado ao suco gástrico por contrações involuntárias de suas paredes musculares, formando-se o quimo. Nele ocorre a digestão enzimática (química). A principal enzima encontrada no suco gástrico é a pepsina, embora ele também seja composto por ácido clorídrico, água e muco.
Após a formação do quimo, o alimento passa do estomago para o intestino através do piloro, válvula que impede seu refluxo. O quimo atinge a porção anterior do intestino delgado (duodeno), onde a digestão enzimática do alimento ocorre, passando para a porção intermediaria do intestino (jejuno), onde ocorre a absorção dos nutrientes e, finalmente, restando apenas água, sais minerais e restos alimentares não digeridos, passa para a porção terminal do intestino delgado (íleo) onde ocorre a absorção de água e sais minerais.
Os restos alimentares e parte da água e sais minerais não absorvidos no íleo vão para o intestino grosso ( cólon ascendente, transverso, descendente e sigmóide), onde se forma o bolo fecal até atingirem o resto e, através do ânus, o meio externo, sob forma de fezes.